domingo, 9 de maio de 2021

 

TEXTO 1

“O ambiente virtual torna-se um caminho para que os adolescentes encontrem contribuição à formação de sua identidade, o que pode ser considerado como mais uma possível causa de sua dependência. Dessa forma, aspectos como número de amigos, identificação com perfis, sentimento de pertencimento a algum grupo contribuem para que esses jovens sintam cada vez mais necessidade do espaço virtual. Para eles, é importante estarem conectados, pois nesse universo tecnológico conseguem, mesmo que fantasiosamente, sentirem-se únicos.”

O termo "Para eles" se refere a qual elemento anteriormente citado no texto?

a)   a)    Aspectos

b)   b)  Número de amigos

c)    c) Os adolescentes

 

TEXTO 2

“A internet tem se tornado atualmente o objeto de dependência de muitos adolescentes, o que causa preocupação a seus pais. Essa dependência tem tido como mola propulsora o fato de oportunizar aos jovens interação e, ao mesmo tempo, atraí-los pela dinâmica das informações e pelos entretenimentos como redes sociais, jogos, vídeos, podcasts, dentre outros. O ambiente virtual torna-se um caminho para que os adolescentes encontrem contribuição à formação de sua identidade, o que pode ser considerado como mais uma possível causa de sua dependência. Dessa forma, aspectos como número de amigos, identificação com perfis, sentimento de pertencimento a algum grupo contribuem para que esses jovens sintam cada vez mais necessidade do espaço virtual. Para eles, é importante estarem conectados, pois nesse universo tecnológico conseguem, mesmo que fantasiosamente, sentirem-se únicos.”

O texto acima está:

a)   a)  Em linguagem coloquial

b)    b) Em linguagem formal

c)   c)  Em linguagem poética

TEXTO 3

Parece haver cada vez mais, nos dias de hoje, uma forte tendência a lutar contra as mais variadas formas de preconceito, a mostrar que eles não têm nenhum fundamento racional, nenhuma justificativa, e que são apenas o resultado da ignorância, da intolerância ou da manipulação ideológica. Infelizmente, porém, essa tendência não tem atingido um tipo de preconceito muito comum na sociedade brasileira: o preconceito linguístico. Muito pelo contrário, o que vemos é esse preconceito ser alimentado diariamente em programas de televisão e de rádio, em colunas de jornal e revista, em livros e manuais que pretendem ensinar o que é “certo” e o que é “errado”, sem falar, é claro, nos instrumentos tradicionais de ensino da língua: a gramática normativa e os livros didáticos.

Segundo o texto, os “programas de televisão e de rádio, colunas de jornal, as revistas, livros e manuais”...

a)    são úteis, pois apresentam um vasto repertório cultural.

b)    apresentam uma forte tendência a lutar contra as mais variadas formas de preconceito

c)    pretendem ensinar o que é certo e o que é errado no idioma.

 

 

 

 

Leia o texto de divulgação científica abaixo:

Pois é, junto com "de onde viemos e para onde vamos?", a pergunta "quem veio primeiro, o ovo ou a galinha?" é um dos grandes mistérios da humanidade. Apesar de o senso comum dizer que o ovo veio primeiro, há cientistas que afirmam que foi a galinha que surgiu antes de botar o ovo. Pela teoria da evolução de Charles Darwin, uma espécie evolui de outra, mais primitiva. As aves, galinhas inclusive, vieram dos dinossauros, que já colocavam ovos. Os animais cujo embrião se desenvolve dentro de um ovo são chamados de ovíparos - no grupo também estão os peixes, anfíbios, répteis, monotremados, insetos, moluscos e aracnídeos. Por meio de mutações, uma espécie acaba gerando "filhos" de outra espécie, ao longo dos anos. Assim, os "pais" da galinha, animal doméstico que tem o nome científico de Gallus gallus domesticus, colocaram um ovo que já tinha um pintinho com o DNA da galinha dentro. Por isso, o ovo teria vindo primeiro. Já por outra linha de raciocínio, uma pesquisa das universidades inglesas Sheffield e Warwich, de 2010, afirma que a formação da casca do ovo da galinha depende de uma proteína que só é encontrada nos ovários deste tipo de ave. Deste jeito, o ovo só poderia ter vindo depois da galinha.

A partir do argumento de que o ovo veio primeiro do que a galinha, já que os dinossauros, seus precedentes, botavam ovo, assinale a alternativa que contém um contra-argumento:

a)    a)  “Os animais cujo embrião se desenvolve dentro de um ovo são chamados de ovíparos - no grupo também estão os peixes, anfíbios, répteis, monotremados, insetos, moluscos e aracnídeos”.

b)     b) “Por meio de mutações, uma espécie acaba gerando "filhos" de outra espécie, ao longo dos anos”.

c)    c)  “[...] a formação da casca do ovo da galinha depende de uma proteína que só é encontrada nos ovários deste tipo de ave. Deste jeito, o ovo só poderia ter vindo depois da galinha.

 

Até a esquina (Luís Fernando Veríssimo)

Um dia ele disse que ia na esquina comprar cigarro e desapareceu.

Não é força de expressão, sentido figurado ou piada. Ele disse exatamente isto. “Vou ali na esquina comprar cigarro”…E ficou dez anos desaparecido. Há algum tempo, reapareceu.
Bateu na porta, a mulher foi abrir, e lá estava ele. Dez anos mais velho, mas ele. Quieto. Sem dizer uma palavra.

A mulher despejou sua revolta em cima dele. Seu isso! Seu aquilo! Então você diz que vai na esquina comprar cigarro e desaparece? Me abandona, abandona as crianças, fica dez anos sem dar notícia e ainda tem o desplante, a cara de pau, o acinte, a coragem de reaparecer deste jeito? Pois você vai me pagar. Fique sabendo que você vai ouvir poucas e boas. Essa eu não vou lhe perdoar nunca. Está ouvindo? Nunca. Entre, mas prepare-se para…

Nisso o homem deu um tapa na testa, disse:

– Ih, esqueci os fósforos.

 

Questões:

1)      O texto fala do marido que disse que ia até a esquina comprar cigarros e desapareceu por 10 anos. Qual a reação da mulher quando ele reaparece?

2)      A texto acima trata-se de:

a)       Um conto

b)      Uma crônica

c)       Um poema

d)      Uma notícia de jornal?

3)      Você achou o texto engraçado? O que faz com que as pessoas deem risada ao lê-lo?

4)      Se você tivesse que produzir um tik tok a partir desse texto, quais fatos você usaria para que ele continuasse engraçado? Divida o texto em pelo menos 3 cenas (acontecimentos)